domingo, 14 de outubro de 2012

TOMAR TERRA TEMPLARIA....PELOS CAMINHOS DO RIBATEJO.... OS NOSSOS ÚLTIMOS DIAS DE FÉRIAS


História

O Convento de Cristo, em Tomar, complexo monumental de vastas proporções estende-se do Castelo de Tomar até ao aqueduto do Convento numa distância de mais de 7 km.
Iniciou-se a construção do Castelo de Tomar em 1160, por ordem de D. Gualdim Pais, cavaleiro da Ordem do Templo que, após doação do Rei fundador, D. Afonso Henriques, ocupou e povoou o território.
Em simultâneo construía-se também o oratório templário, a Charola, cujas obras estariam terminadas em 1190.
Extintos os templários, surge uma nova ordem, a Ordem de Cristo que, com a administração do Infante D. Henrique e beneficiando de conhecimentos e tecnologias herdados da experiência que os templários haviam acumulado, foi o grande instrumento ao serviço dos Descobrimentos, epopeia maior dos Portugueses.
No Convento de Cristo, arquitectos como João de Castilho, Diogo de Arruda e Diogo de Torralva e Filipe Terzi, entre outros, procuraram transpor para a arquitectura o poder da Ordem de Cristo, numa exuberância de estilos de que o manuelino se destaca, e de que a Janela do Capitulo é exemplo maior. 






 A ENVOLVÊNCIA E MURALHAS DO CASTELO MAIS ANTIGO!!!




A muralha é o grande e alto muro de pedra que forma as paredes do castelo, o maior obstáculo que os atacantes tinham que vencer para tomarem a fortaleza. 
A muralha do Castelo de Tomar foi construída em duas fases. Primeiro os Templários ergueram a grande parede exterior, coroada pelas ameias. Só depois lhe encostaram um segundo muro, do lado de dentro, que servia de adarve.














 O pequeno e já velho castelo de Ceras era a única fortificação em todo o vasto território que D. Afonso Henriques deu aos Templários.
Por ser pequeno ou estar arruinado, o certo é que D. Gualdim Pais acabou por escolher outro sítio para construir o principal castelo dos Templários, o primeiro que ele construiu em Portugal.
Uma lápide, por cima da entrada da torre de menagem, diz-nos que a construção do castelo no dia 1 de Março de 1160, logo no ano seguinte aos Templários terem chegado a Ceras.
Mas como chegou D, Gualdim até este local?
Um documento de 1317, ou seja 157 anos depois dos acontecimentos, é a fonte mais antiga que nos conta esta história. Aí está escrito que Gil Esteves, «depois de ter jurado, sobre os Evangelhos, dizer a verdade», disse que ouvira dizer a seu avô, Martim Tinoca, o que ele também já lhe tinha contado um tal D. Mendo, ainda mais velho:
Um besteiro foi ter com D. Gualdim e contou-lhe que, enquanto andava a caçar, tinha encontrado um lugar onde havia um povoado antigo e abandonado. O Mestre veio então ver o sítio, junto ao Nabão, onde estavam as ruínas da cidade de Sellium com a sua ponte romana.
Domingos Paes Roussado também foi ouvido pelo oficial encarregue, por D. Diniz, de fazer estaDisse e jurou que ouvira contar a muitos homens-bons antigos que D. Gualdim mandou sortear entre três montes, para escolher em qual se iria construir a nova fortaleza dos Templários. Por três vezes foram lançadas as sortes e por três vezes a sorte escolheu o monte onde está o castelo.
Escolhido o local, alguns dos companheiros de D. Gualdim seguiram para lá. Ele ficou para trás, certamente a explorar as margens do rio e a descobrir as ruínas abandonadas de Sellium.
Quando o Mestre dos Templários começou a subir o monte, ouviu os gritos dos seus homens:
« Toma-lo! Toma-lo!»
Encontrados os companheiros, percebeu o motivo de toda aquela confusão. Um javali! Os gritos dos homens, enquanto persseguiam o animal, queriam dizer: apanha-o, agarra-o.
Quando D. Gualdim chegou e viu o javali, já morto, decidiu que Tomar seria o nome do castelo e do povoado que iriam fundar. A palavra «tomar» também tinha, e ainda tem, o sentido de conquista. Conquistar ou tomar um castelo ou uma cidade, por exemplo.
Esta inquirição, de 1317, não é a única memória da fundação de Tomar. Na igreja de S. João Baptista a história é contada em imagens, por duas vezes: no século XV, em «fotografia»; em «filme» no século XVI.
Tal como hoje, a imagem tinha um papel muito importante na comunicação. Nesse tempo a maior parte da população era analfabeta, não sabendo decifrar mensagens escritas.




 O CORTE DE ÁRVORES MAIS VELHAS, QUE NÃO MOSTRAM ESTAR CARCOMIDAS  POR ALGUMA PRAGA!!!


                                              UM GRANDE PÉ VISIVELMENTE SÃO!!!

FOTOS LÍDIA FRADE

PESQUISAS PORTAL TOMAR.... E TOMAR TERRA TEMPLÁRIA!!!!

4 comentários:

  1. Lidia, mais um post brilhante em fotografias e texto, adorei viajar hoje consigo.
    Bom domingo e uma excelente semana.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria!!!
      É com grande gosto que leva alguém a viajar através das minhas fotografias e textos escolhidos!!!

      Um resto de domingo alegre!!! Seguido de uma melhor semana!!!

      1 beijinho Lídia

      Eliminar
  2. Minha querida Lídia

    Uma viagem linda pelas palavras e imagens, eu não conheço, mas fiquei com vontade de dar lá um salto.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QUERIDA ROSAMARIA
      OBRIGADO PELA SUA VISITA!!!

      FICO FELIZ POR SABER QUE AS MINHAS PARTILHAS E O MEU ESPAÇO DESPERTAM INTERESSA EM CONHECER UMA CIDADE, COM TODA A SUA HISTÓRIA QUE FAZ PARTE DE TODOS NÓS!!!

      1 BEIJO AMIGA!!!

      VOU HOJE CONTINUAR A MINHA MOSTRA, VISITA, E HISTÓRIA DESTE LINDO LOCAL!!!

      Eliminar