quinta-feira, 11 de outubro de 2012

BARRAGEM DE CASTELO DE BODE... PELOS CAMINHOS DO RIBATEJO.... NOSSOS ÚLTIMOS DIAS DE FÉRIAS!!!


[editar] Central hidroeléctrica

A barragem dispõe de uma central hidroeléctrica, com três grupos geradores de electricidade. A potência instalada é de 159 MW e a energia produzida em ano médio atinge 396,5 GWh.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem_de_Castelo_de_Bode


Descarregador de cheias

A barragem dispõe de um descarregador de cheias, de tipo orifício controlado por duas comportas. A cota da crista da soleira do descarregador é de 105 m, e o respectivo desenvolvimento da soleira atinge os 28 m. O caudal máximo descarregado é de 4 000 m³/s.





http://www.guiadacidade.pt/pt/

Barragem de Castelo de Bode

Situada nos limites dos concelhos de Tomar e Abrantes, a Barragem de Castelo de Bode pertence ao conjunto de barragens da bacia do rio Zêzere, constituindo uma das mais importantes e maiores do País.

A albufeira desta barragem estende-se ao longo de 60 quilómetros, perdendo-se a paisagem entre vales, serras, pinhais e realidades de grande beleza natural, reunindo condições perfeitas para a realização das mais diversas actividades náuticas, desportivas, de lazer e turísticas.
Esta gigantesca reserva de água abastece a região de Lisboa num total de aproximadamente 3 milhões de pessoas.

Bem no meio da albufeira localiza-se a bonita Ilha do Lombo, um local idílico, onde está inclusivamente situada uma agradável estalagem.

Na área circundante existem outras estruturas turísticas e hoteleiras, como Parque de Campismo, Restaurantes, Alojamento, Lojas entre outras mais valias, podendo-se também efectuar agradáveis passeios a bordo do Barco São Cristóvão.




Albufeira

A albufeira localiza-se numa área de precipitação média anual de 1200 mm. O caudal integral médio anual é de 2 352 000 000 m³. O caudal de cheia milenar é de 4 750 m³/s. O nível de pleno armazenamento (NPA) é de 121,00 m, e o nível de máxima cheia (NMC) de 122,00 m. A área da albufeira ao nível de pleno armazenamento é de 32 910 000 m². A capacidade total é 1 095 000 000 m³, mas a sua capacidade útil é só de 900 500 000 m³.


 COM A FALTA DE CHUVA NOS ÚLTIMOS MESES, A COTA ESTÁ BAIXA E BEM Á VISTA!!!


[editar] Barragem

A construção da barragem iniciou-se em 1945 e foi dada por terminada em 1951, sob a direcção do projectista eng. A. Coyne. A empresa construtora foi Moniz da Maia & Vaz Guedes.
A barragem é de betão, por gravidade, mas com curvatura. A altura máxima acima da fundação é de 115 metros. A cota do coroamento é de 124,3 m, e o comprimento do coroamento é de 402 m. As fundações são de gneisse e micaxisto. A barragem tem um volume total de betão 430 000 m³.

 JÁ CONHECIA MAS... TINHA SAUDADES DE REVER, ABSORVER, REGISTAR, GUARDAR, E MOSTRAR!!!
 CLICANDO EM QUALQUER SENTIDO... É BONITA A IMAGEM!!!



UM CICLISTA EM TREINO SUBINDO A LADEIRA


FOTOS LÍDIA FRADE

3 comentários:

  1. Muito interessante...lindas as suas fotos amiga!
    Beijinhos e bom dia!
    Valéria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VALÉRIA OBRIGADO PELA VISITA!!!

      FAÇO SEMPRE O POSSÍVEL POR MOSTRAR COISAS BONITAS DO MEU RIBATEJO AQUI NESTE ESPAÇO!!!

      1 BEIJINHO LÍDIA

      Eliminar
  2. OBRIGADO ALICE

    É UM GRANDE PRAZER FAZER UMA VISITA AOS AMIGOS, O QUE POR VEZES O TRABALHO NÃO DEIXA FACILITAR!!!

    1 BEIJINHO LÍDIA

    ResponderEliminar