quinta-feira, 6 de outubro de 2011

MOINHO DO PAÇO EM ATALAIA

Moinho de Vento
Designação : Moinho do Paço
Localização : Estrada do Moinho do Paço, (caminho entre Almoster/Atalaia), junto ao depósito de água
Enquadramento: rural
Tipologia: Construção circular de pedra. Actualmente em ruínas (sem capelo). Sobre a porta existe uma placa de pedra gravada com as seguintes palavras: FLORLAO/BASRO7EPP e data: 1865
Materiais: Pedra
Cronologia: Séc. XIX.
Observações: No seu interior encontra-se o marco geodésico.

DADOS COPIADOS DO ROTEIRO DE ALMOSTER

ESTA MAIS UMA DAS  MINHAS VERSÕES DE PINTURA EM TELA DO MOINHO DO PAÇO!!!

EM ATALAIA DE ALMOSTER!!!
PINTURA LÍDIA FRADE

                                     UMA DAS TRÊS JANELAS, ESTA

                NO TOPO RASANDO A PARTE MAIS BAIXA!!!
  ESTA NA PARTE SUPERIOR, MAS UM POUCO ABAIXO DO QUE RESTA DA EMPENA QUE EM TEMPOS SERVIRIA DE BASE AO TELHADO!!!
                                                                                             AQUI OUTRA POR CIMA DA PORTA!!!

 AQUI OUTRA POR CIMA DA PORTA!!!

 AQUI OUTRA POR CIMA DA PORTA!!!
                             UMA DAS TRÊS JANELAS, ESTA NO                               TOPO RASANDO A PARTE MAIS BAIXA!!!
 ESTA NA PARTE SUPERIOR, MAS UM POUCO ABAIXO DO QUE RESTA DA EMPENA QUE EM TEMPOS SERVIRIA DE BASE AO TELHADO!!!
 AQUI UMA DATA JÁ POUCO VISÍVEL MAS QUE NOS TRANSPORTA PARA 1865!!!
 ESTE MOINHO TEM 3 JANELAS!!!
UMA DAS TRÊS JANELAS, ESTA NO TOPO RASANDO A PARTE MAIS BAIXA!!!





AQUI OUTRA POR CIMA DA PORTA!!!



RECORDANDO ALMOSTER


És refúgio, para vida citadina


O oásis de quem luta dia a dia


Pureza calma, de aldeia pequenina


De quem recebe, por amor, com alegria.


Filhos da terra, de quem se espera valor


Para esta mãe, velhinha, e tão esquecida


De coração alegre, por tanto amor


Que nos quer dar, do seio da própria vida.


Berço de Nobres, embalados nos seus braços,


Que os uniu a ela, longínquos laços


Que nos orgulha, do seu passado de glória.


Recolheu, no seu regaço protector


Quem procurou refúgio, paz, ou por amor


Que faz viver, ou recordar, a nossa história.


POEMA DE LÍDIA FRADE





TUDO O QUE EXISTE DO RESTO DO CHAMADO MOINHO DO PAÇO



                UMA ESCADA DE PEDRA QUE DAVA ACESSO A UM PISO SUPERIOR


PORTA DE ENTRADA DO MOINHO






UMA DAS TRÊS JANELAS, ESTA NO TOPO RASANDO A PARTE MAIS BAIXA!!!











                                                                                                                     
UMA PARTE DO INTERIOR DO MOINHO DO PAÇO, UM MONUMENTO DA MINHA ALDEIA!!!

4 comentários:

  1. Olá boa noite,quero lhe agradecer a viagem que me proporcinou com este seu blog,essa aldeia tb é um pouquinho minha, sou de Santarém mas cedo fui viver para a Atalaia pois o meu saudoso pai era filho da terra e foi lá que quis construír a sua/nossa casa.Frequentava mt Almoster,ía todos os domingos à igreja, participava em todos os programas que a partir dela se faziam, teatro,cantigas,carmesses, passeios etc. assim como os famosos bailes e festas que se fazim por esses lados "o saudoso baile da pinha" sou uma aficionada pelo Ribatejo MESMO!!! uma verdadeira scalabis! conheço todos os sítios de que fala, ADOREI!!! e agora vou seguila,(espero que não se importe)e conhecer melhor o seu trabalho! :) bem-haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Helena
      Foi com grande gosto que vi o seu comentário, tudo o que me diz sobre a sua ligação a Atalaia, sobre a Freguesia e o nosso Ribatejo!!!
      Pois eu própria fui ativa em todas essas frentes!!!
      O meu pai também era filho da Atalaia, eu nasci na Ponte do Celeiro terra da minha mãe,mas vivi na Atalaia dos treze anos até aos dezoito, idade em que me casei e vivi trinta anos em Vila Nova do Coito, estando á treze em Lisboa é aqui que ainda faço a minha atividade profissional, e creio eu mais durante alguns bons anos, pois trabalho por conta própria no Centro Comercial da Portela!!!

      Com toda esta ligação comum, ainda não consegui descobrir quem é.... nem a familia!!!

      Obrigado pelas suas palavras que iremos aprofundar com o tempo proximo!!!

      1 beijo Lídia Frade

      Eliminar
  2. Adorei conhecer o Moinho do Paço da Atalaia, através das suas fotos, que ,descobri por acaso, ainda ontem (14-03-2015) estive a visitar Almorol, almocei no Rest. Lúria e finalmente Constança. Adorei as duas terras, espero voltar em breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carmo

      É sempre bom receber por aqui novos amigos e será sempre um prazer ver assinalada a sua visita a este meu humilde espaço.
      Eu também sempre que posso no meu dia de folga percorro com muito gosto os locais Ribatejanos ode me seja fácil fotografar para poder mostrar o meu Ribatejo de coisas simples ou as que guardam a nossa história e da qual fazemos parte.

      1 beijo volte sempre

      Lídia

      Eliminar