quinta-feira, 26 de julho de 2012

POR UMA NOITE DE DORMIDA EM PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA!!!



Uma semana atrás fui em passeio por aqui, resolvi fotografar esta quinta, e contar uma pequena história relacionada com este bonito local!!!



Passaram mais de quarenta anos, eu, como muitas outras jovens da época tínhamos muita juventude dentro de nós, e uma alegria controlada, pela época que se estava a viver, muitas carências sociais, mais ainda do que hoje, e uma guerra, que aprofundava e agudizava, todo o desenvolvimento e perspectivas de vida para os jovens da época.




Os homens partiam em serviço militar, em nome de uma Pátria dispersa, que se dizia grande, quando se dizia, ser tudo Portugal.

Hoje, reduzido a nada, ou a lixo, com a classificação actualizada!!!

Contudo tenho muito orgulho no que sou como pessoa, e em igual valor como Patriota e bem Portuguesa!!!




Passaram os anos, mas a minha história de vida, passou uma noite por esta quinta, que hoje encontrei um pouco mais descuidada, do que nessa época!!!




Eu fazia parte de um grupo, que ia em peregrinação a Fátima, tudo gente vizinha ou conhecida, a maioria jovens raparigas, que como eu, iríamos oferecer os nossos sacrifícios de viagem à virgem, pelo regresso da guerra, e com saúde, dos namorados, ou maridos, pois tal como eu, que casei com dezoito anos, já havia mais algumas no grupo casadas.




Tínhamos ainda um organizador da viagem já com uma certa idade, e algumas senhoras também de idade madura.

Saímos da aldeia de Atalaia de Almoster de manhã cedo, fazia muito calor, paramos para almoçar, quando refrescou um pouco, recomeça-mos a caminhada, mas quando chegamos aqui ao rio Alviela o cansaço já era muito, e tentar chegar a Minde, seria demais.




O nosso dirigente de grupo foi falar com alguém desta quinta, pois já era normal eles darem abrigo de noite aos peregrinos que seguiam o caminho de Fátima, quando veio ter connosco, já trazia a resposta, ficaríamos aqui e partiríamos ás cinco da manhã para a nossa segunda etapa.




Comemos alguma coisa para servir de jantar, do pouco que levávamos no saco e, depois de nos lavarmos no rio, seguimos para a sala que nos foi disponibilizada para dormirmos no rés do chão, até tinha várias camas de ferro, com uns velhos colchões, que pareciam limpos, era o aconchego possível.




Todas levávamos um cobertor leve, colocamos um por baixo de nós, em cima do colchão, mais um ou dois para nos tapar, e ficávamos no mínimo três em cada cama.




Cada uma se preparou à sua maneira para dormir, mas éramos muitas mulheres juntas, e a conversar, dormir... não era connosco, era mais a conversa, ou até o riso de algumas graças momentâneas.




Numa dessas conversas mais animadas, lembro uma senhora mais velha que ia connosco, hoje já falecida, que, ao ver as mais jovens, vestidas para ir dormir, umas talvez com camisas de noite, pois creio que as senhoras na época, não usava pijama, mas, umas camisinhas de alçinhas, folhinhos, e rendinhas, decerto que vestiram.




Eu por mim vesti apenas uma combinação que se usava com vestidos finos, muito bonita de nylon, cor de salmão, com rendinhas e uma racha na frente da perna, contornada com rendas.

Quando a dita senhora nos viu assim, foi com um olhar de admiração, um riso de trocista, e disse mais ou menos estas palavras, que nos deixou a rir, durante muito tempo.




"Se o meu homem me visse, com umas coisinhas destas vestidas, não teria tempo para dormir, durante muitas noites, e teria ainda de certeza, outros tantos filhos!!!"




"E têm estas meninas, os maridos e namorados longe delas!!!"




Claro que foi risada geral, e logo queríamos saber afinal, como é que ela ia para a cama, para dormir, e não ter mais filhos.




Como esta, muitas outras histórias, por certo se vão passando no caminho de uma peregrinação, e que me desculpem, os mais pudico e santinhos!!!









FOTOS E TEXTO DE LÍDIA FRADE

16 comentários:

  1. Minha querida

    Um belo texto, que concerteza ainda está actual.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ AMIGA SONHADORA!!!
      QUE GRANDE GOSTO VÊ-LA POR AQUI!!!

      CERTAMENTE AMIGA, PASSARAM MUITOS ANOS, TUDO DIFERENTE, MAS TUDO IGUAL, A VIDA É FEITA DE HISTÓRIAS E DIFERENÇAS DE CADA ÉPOCA!!!

      1 BEIJINHO LÍDIA

      Eliminar
  2. Acredito que nestas peregrinações acontece de tudo e que as conversas são como as cerejas. Umas puxam as outras.
    Afinal numa caminhada difícil deve manter-se a boa disposição e o facto de dormirem muitas mulheres juntas não era nada demais nesses tempos. Agora é que parece que nada é normal e que já vêem maldade em tudo. Como os tempos são diferentes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADO CARO LUÍS PELA ATENÇÃO!!!

      TUDO O QUE ESCREVE É FEITO E EFEITO DAS REALIDADES!!!

      ONTEM, UMA MANEIRA DE VER E ESTAR NA VIDA, UMA GRANDE DOSE DE INGENUIDADE SAUDÁVEL!!!

      HOJE, A DEGRADAÇÃO DE SENTIDOS, SENTIMENTOS E VALORES, COM A INTEGRAÇÃO DO RISCO DESCONTROLADO DAS NOVAS EXPERIÊNCIAS!!!

      E DIGO EU... QUE DE MODO ALGUM FUI, OU VIVO DE SANTIDADES MESQUINHAS!!!

      ATÉ SEMPRE LÍDIA

      Eliminar
  3. Obrigada Lídia pela partilha de tão belo cenário e a História do seu passado. É sempre bom ter memórias boas do passado para recordar.
    Um beijinho
    Lourdes Henriques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOURDES MINHA AMIGA!!!
      AGRADEÇO MUITO A SUA PASSAGEM, ASSIM COMO AS SUAS PALAVRAS AMIGAS!!!
      SÓ TENHO CONSEGUIDO ENCONTRA-LA NOS BLOGUES AMIGOS, MAS DE QUANDO EM VEZ, LÁ NOS ENCONTRAMOS!!!

      1 BEIJO AMIGA E BOM FIM DE SEMANA!!!

      LÍDIA

      Eliminar
    2. Sempre tive desejo de ir a Fátima a pé
      Não propriamente pelo sacrifício em si mas pelo convívio e pela "aventura".
      Achava que devia ser uma experiência única e, pela tua narração, parece que não me enganei muito.
      Beijinho
      Landa

      Eliminar
    3. BOM DIA LANDA, E BOM FIM DE SEMANA!!!

      SIM EU FUI 2 VEZES E PELO MESMO MOTIVO, MAS O MEU ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO PARA O GÉNERO NÃO FOI MAIS ALÉM.
      NÃO GOSTO DE NEGOCIAR ESTE GÉNERO DE COISAS.

      MAS NA VERDADE É INTERESSANTE, PARA PESSOAS NOVAS EMBORA MUITO DURO LEVASSE, MAS, A MINHA FILHA TAMBÉM FEZ A EXPERIÊNCIA E TEVE DE DESISTIR A MEIO, NÃO AGUENTAVA MAIS!!!
      PARA ALÉM DE QUE, TUDO DEPENDO DO AMBIENTE DE PESSOAS QUE VAI NO GRUPO!!!

      OBRIGADO PELA LEITURA COMENTADA

      E, 1 BEIJINHO

      LÍDIA

      Eliminar
  4. Existe um lugar onde tudo é possivel.
    Onde o amor é verdadeiro.
    Onde se acorda em paz…
    Onde as flores tem um cheiro especial…
    E os abraços vem acompanhados de muito amor.
    Este lugar é meu coraçäo…
    É neste lugar que eu guardo as pessoas que amo .
    E que nunca as esqueço.
    Sou feliz por você morar no meu coração.
    Com carinho e saudades desejo um abençoado final de semana.
    Beijos carinhosos,Evanir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADA EVANIR PELA SUA SEMPRE ILUMINADA PASSAGEM!!!

      DESEJOS DE UM LINDO E FELIZ DOMINGO!!!

      1 BEIJO LÍDIA

      Eliminar
  5. Olá amiga, passando para desejar uma ótima semana, bju tere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ TÊRE!!!
      DESEJO UMA ALEGRE SEMANA!!!
      AGRADEÇO A SUA PASSAGEM PELO MEU SIMPLES ESPAÇO!!!

      1 BEIJO LÍDIA

      Eliminar
  6. Minha amiga obrigado pela partilha desta sua recordação. Memórias de outros tempos guardadas no coração.
    Bom restinho de domingo.
    beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BOM DIA E BOA SEMANA QUERIDA MARIA!!!

      AGRADEÇO A SUA LEITURA E VISITA PELOS MEUS CAMINHOS DO RIBATEJO!!!

      1 BEIJINHO LÍDIA

      Eliminar
  7. Olá minha querida Lídia, mais uma das suas lindas e cheias de realidade histórias, são elas que fazem o nosso crescimento interior e que jamais nos esquecem.
    Amiga aqui na sua linda narração eu me revi em muitas delas, apenas não me revi na peregrinação, por grande pena minha, vou bastantes vezes a Fátima, mas sempre de carro e também já lá fui de escrução.
    Fui engraçada esta; porque fui com a minha sobrinha e uma amiga nossa, a minha sobrinha estava zangada com o marido, ele foi por um lado e nós fomos por outro.
    O autocarro estava estacionado num daqueles parque próprios, então as tres estarolas armadas em sabichonas, uma empacava por um lado a outra por outro a nossa amiga coitada assim meia lerdazinha nem abria a boca, a sorte foi a minha sobrinha ter o telemovel com ela e muito danada ligou ao marido, toda aflita Carlos vem-nos buscar que estamos perdidas, lá demos as referencias onde estavamos e o belo do Carlos nunca mais aparecia.
    Foi então que me deu um vaip e disse é por aqui lá fomos e acabamos por ir direitinhas ao autocarro, a nossa sorte foi que muitos mais também se perderam e o motorista não pode sair sem chegarem todos, escusado será dizer que fisemos a festa e ainda apanhamos as canas, querida desculpa mas isto mais parece um testamento, beijinhos de luz e muita paz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ´BOM DIA FRANCIETE!!!
      É MESMO EM DIAS DE MUITO MOVIMENTO OU PEREGRINAÇÕES, NÃO É DIFÍCIL SE PERDEREM, OU TEM DE ESTAR MUITO ATENTOS, A TUDO O QUE RODEIA POR ONDE SE PASSA!!!

      1 BEIJINHO AMIGA E TUDO DE BOM!!!

      LÍDIA

      Eliminar