sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CAVADOR QUE ME DEU VIDA!!!

ESTE POEMA FOI ESCRITO NA CHARNECA RIBATEJANA, HOMENAGIANDO  OS CAVADORES DOS ANOS 60!!!


CAVADOR QUE ME DEU VIDA

A vida que passou, hoje é lembrada
Por essas letras, que ele não sabia ler
São a homenagem a uma geração passada
Que me criou, e que eu amo a valer.

Ao sol ardente, puxando pela enxada,
Faziam coro, numa cantada lenta.
O cavador fazia a sua toada
Cortava a terra, e a deixava desfeita.

Pelas encostas o seu eco se ouvia
Na raiva surda, de uma vida tão amarga…
Vales profundos…
Sua força se perdia, pelo pão da vida
E pelos seus que tanto amava.

O suor que lhe correu, secou seu rosto
Rugas profundas, como na terra ele rasgou,
Amor de filho, à mãe, com tanto gosto…
À terra mãe, que na morte o embalou.

 POEMA LÍDIA FRADE em UMA PEDRA no CHARCO Refugio

12 comentários:

  1. Respostas
    1. OBRIGADO SÃO!!!
      DESEJO-LHE UM LINDO FIM DE SEMANA!!!

      1 BEIJINHO LÍDIA

      Eliminar
  2. Minha amiga um poema de grande sensibilidade, uma homenagem linda.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADO MARIA PELA VISITA E APOIO!!!
      ELES MERECEM!!! SER LEMBRADOS, POR TANTAS FORMAS DE POBREZA E PELO TRABALHO DURO DE ENTÃO!!!

      BOM FIM DE SEMANA!!!

      1 BEIJINHO LÍDIA

      Eliminar
  3. Tenho um enorme respeito por todos os que trabalham a terra. Curvados para ela, sabem que só o tempo lhes dará o fruto.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. È ISSO LINDA ACÁCIA!!!

      E NESSES ANOS DE POBREZA AINDA MAIS!!! ERAM ELES QUE FAZIAM TUDO!!! NÃO HAVIA AS MÁQUINAS, E ERA TUDO CULTIVADO!!!! HOJE NEM COM MÁQUINAS!!!

      OBRIGADO PELA VISITA E LEITURA!!!

      1 BEIJO
      LÍDIA

      Eliminar
  4. Bom dia Lídia, que linda homenagem, sacra pessoas que já deram suor para nós hoje podermos estar aqui... bjs tenha uma otima semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BOA TARDE LOIVARECE

      É UM GOSTO VÊ-LA POR AQUI A LER OS MEUS ESCRITOS!!!

      É UM FACTO BEM MERECIDO!!! OBRIGADO!!!

      1 BEIJINHO LOUVARICE
      ATÉ SEMPRE
      LÍDIA

      Eliminar
  5. (obrigado pelo apoio em forma de comentário,lembrei-me que Lídia já ter sido mencionada por mim nalguma poesia (outra além da de de Ricardo Reis)) abraço de Jorge Santos



    Cometi de todos e dos mais bárbaros crimes,
    De Baltimore a Dar-es-Salam,
    Entre Damasco, Cairo e Jerusalém,
    Não sei nem quantos escarros eu cuspi de desdém,

    Se tudo o que fiz foi acto de fé sem Juiz,
    Passageiro de Metropolitano tempo,
    Ou Meretriz no reino da Etióquia,
    È curta e rude a eira em que me deitei,

    Meu coração passou não muito ao largo disto tudo,
    Da ilha de py, no Egeu, onde alguém espera por quem o salve, de si mesmo.
    Na Lídia do Pégaso, aonde mora a tarde extravagante de pã,
    Ou na umbria Skye, d’onde logro no escuro a barca da noite.

    Estive onde nunca de noite fui e aí fiquei,
    Em todos os topos picos, todos os portos e brancas praias
    Do globo e calotes polares, do norte errado,
    No rumor do mar jónico, ao encarnado,

    O corpo trago, ainda preso a uma paliçada,
    Feita dessa armadura eriçada de espinhos, dum Cristo,
    A um falso obelisco, para me não lembrar q’isto,
    D’en vão sonhar, não é sonho nem é nada,

    E não vou orar a’outra rosa cálida, onomástica
    Ou triste e apagar o q’aqui nest’alma é palio vestígio,
    Frágil… frágil navio de Mar solto,
    Frágil e curto.

    Por vezes acordo de repente,
    Sem saber como preencher os espaços em branco,
    No corpo mau, é certo…
    Mas a nau d’fogo, que consumirá meu espírito, velejará pra’sempre

    Sinto-o…sinto-o no meu sangue quente

    Jorge Santos (01/2011)
    http://joel-matos.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADO JORGE PELA VISITA AO MEU CAVADOR!!!
      OBRIGADO PELO SEU POEMA ONDE A LÍDIA FAZ FIGURAÇÃO COM PÉGASO!!!

      VOLTE SEMPRE LÍDIA

      Eliminar
  6. Que lindo!Que saudades desses tempos. BEIJOS AMIGA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita querida Maria!!!

      È bom saber que gostou do meu cavador!!!

      1 beijinho minha amiga!!!

      Lídia

      Eliminar