domingo, 11 de dezembro de 2011

SANTARÉM HOMENAGEM A CELESTINO GRAÇA

 DO MONUMENTO  ERGUIDO EM HOMENAGEM A UM GRANDE RIBATEJANO
CELESTINO GRAÇA




Celestino Graça - O Homem do Graínho



Busto
    Nascido a 9 de Janeiro de 1914, na aldeia do Graínho, no concelho de Santarém, Celestino Graça concluiu o curso de Regente Agrícola com apenas dezoito anos de idade, dando, assim, início a uma actividade relacionada com o mundo rural, que, de facto, constituía o seu grande universo. Destacou-se na X Brigada Agrícola como um dos técnicos mais competentes e a sua trajectória profissional fica para sempre associada à introdução da cultura do cânhamo em Portugal, o que lhe permitiu a apresentação de diversos trabalhos técnicos e até a publicação de um livro sobre a matéria.
    Celestino Graça, mercê desta sua ocupação profissional, aprofundou sobremaneira o seu relacionamento com a gente simples do povo que tinha na agricultura o seu ganha-pão, fincando a conhecê-los mais intimamente, desvendando, assim, muito da sua cultura e das suas tradições.
    Após algumas intervenções na área do associativismo, Celestino Graça assumiu-se como o grande impulsionador da Feira do Ribatejo, no ano de 1954, certame de cariz regional ao qual devotou vinte um anos de constante empenhamento, sendo que dez anos volvidos sobre a primeira edição, o Governo de então promoveu a elevação desta feira ao estatuto de Feira Nacional de Agricultura, pelo reconhecimento expresso da acessão relevante que este evento constituía em favor do desenvolvimento da actividade agrícola no nosso país, então, uma das vertentes mais significativas da economia nacional.
    Na Feira do Ribatejo, Celestino Graça baseou a animação cultural no folclore, pelo que estimulou os responsáveis pelas Casas do Povo e os presidentes das juntas de freguesia e dos municípios ribatejanos no sentido de promoverem a organização de ranchos folclóricos que, posteriormente, assegurassem a representação concelhia neste certame que de ano para ano aumentava a sua projecção a nível nacional, e uns anos mais tarde extravasou as fronteiras do país, conquistando uma expressiva representação internacional.
    A projecção da Feira do Ribatejo a nível nacional teve igualmente reflexos no folclore, pelo que também em outras regiões os agrupamentos de folclore aí existentes disputavam um lugar nos festivais da Feira. Este impacto foi ainda maior a partir de 1958, ano em que Celestino Graça promoveu a primeira edição do Festival Internacional de Folclore de Santarém, no âmbito da própria Feira do Ribatejo, certame que ainda actualmente se realiza, cumprindo neste ano as suas bordas de ouro.
Monumento     Mas, para além desta relação privilegiada com o folclore, Celestino Graça evidenciou-se, também, no âmbito das actividades taurinas, sobretudo, através de uma estreita colaboração com a Santa Casa de Misericórdia de Santarém, a favor de quem colocou toda a sua generosidade e altruísmo, para além do invulgar dinamismo que o caracterizava, tendo sido um dos principais obreiros da construção da praça de toiros, a que justamente foi atribuído o seu prestigiado nome, e tendo sido o responsável pela organização das corridas de toiros até ao ano do seu falecimento, com o que proporcionou a angariação de avultadas receitas destinadas a minorarem as dificuldades por que passava a Instituição para desenvolver a sua relevam-te acção social, nomeadamente no Lar dos Rapazes.
    Apostando na juventude que despontava, promovendo-os nas novilhadas que anualmente organizava, e não esquecendo os mais populares, Celestino Graça criou um lema para a praça de toiros de Santarém, tornando-a a "Praça das Revelações e das Consagrações". O seu dinamismo esteve bem patente uma vez mais, através da instalação de um moderno sistema de iluminação eléctrica na Praça, com o recurso a equipamento e técnica da Philips que era, então, considerada a melhor do mundo.
    Quem quiser avaliar o impacto da acção de Celestino Graça na nossa cidade e na nossa região, poderá, facilmente, debruçar-se sobre a história local, e certamente, constatará que Santarém atravessava então um período de confrangedora agonia, tanto ao nível da sua actividade económica, como, até, no plano social, cultural e urbanístico.
    Celestino Graça foi, assim, uma das personalidades mais importantes do movimento folclórico do seu tempo, mas, pelo mérito da sua obra e dos seus ensinamentos, ainda hoje constitui uma referência incontornável.

PARA ALÉM DE TODA A INFORMAÇÃO AQUI DESCRITA NESTA  PEÇA DO CORREIO DO RIBATEJO
PARA ALÉM DE O MEU SIMPLES BLOG PESSOAL SE SENTIR LISONJEADO POR TAL DISTINTO RIBATEJANO FAZER PARTE DO SEU ESPAÇO TENHO AINDA OUTRA RAZÃO FORTE PARA QUE ASSIM ACONTEÇA.


SIMPLESMENTE ESTE ILUSTRE RIBATEJANO ERA SOBRINHO DO MEU QUERIDO AVÔ JOSÉ FRADE POR CONSEGUINTE PRIMO DIRECTO DE MINHA MÃE, E ASSIM SENDO SEMPRE OUVI EM CASA FALAR DELE COM GRANDE ORGULHO EMBORA NUNCA EXISTISSE UMA GRANDE PROXIMIDADE FAMILIAR POR MOTIVOS DIVERSOS!!!


EU LÍDIA FRADE

9 comentários:

  1. Uma linda e bem merecida homenagem minha amiga.
    Bom restinho de domingo e uma excelente semana.
    beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Um Grande Ribatejano que merece toda a Homenagem que lhe possa ser feita. Uma história muito bonita.
    Quanto aos laços familiares, muitas vezes são esquecidos por pequenas coisas que não valem nada, por divergências de pensamentos, e assim as famílias separam-se ... é pena.
    Um beijinho e uma boa semana
    Lourdes Henriques

    ResponderEliminar
  3. OLÁ MARIA!!!

    OBRIGADO PELA SUA VISITA!!!

    OBRIGADO PELO SEU APOIO!!!

    DESEJO UM LINDO E FELIZ NATAL!!!

    1 BEIJINHO LÍDIA

    ResponderEliminar
  4. LOURDES É UM PRAZER VÊ-LA POR AQUI!!!

    FOI NA VERDADE UM GRANDE HOMEM DINAMIZADOR NA SUA ÉPOCA!!!
    NA VERDADE, LEMBRO QUE... SÓ ENQUANTO A SUA MÃE FOI VIVA, A MINHA FAMILIA A VISITAVA E EU PEQUENA E JOVEM IA COM A AVÓ SEMPRE, DEPOIS A TIA FALECEU, A PRIMA QUE VIVIA COM ELA FICOU SÓ, FOI VIVER COM OS IRMÃOS, NÓS VIVENDO A ALGUNS KM NÃO ERA-MOS VISITAS DAS CASAS DOS PRIMOS, FICAMOS POR AI.

    1 BEIJINHO MINHA AMIGA E FELIZ NATAL!!!

    LÍDIA

    ResponderEliminar
  5. Muito bonita esta sua preocupação em divulgar a sua terra. Gostei de ler. Beijos, amiga.

    ResponderEliminar
  6. Olá

    Obrigada, amei sua visita.

    Feliz Natal

    Com carinho BJS.

    ResponderEliminar
  7. MARIA É COM ENORME PRAZER QUE VEJO A SUA VISITA REGISTADA!!!
    UM GRANDE OBRIGADO, PELA OPINIÃO, PELO CARINHO,
    DESEJO UM FELIZ NATAL, COM TUDO DE BOM!!!

    BEIJINHO LÍDIA

    ResponderEliminar
  8. QUERIDA ALEGRIA!!!

    OBRIGADO PELA VISITA!!!
    DESEJO COM TODO O CARINHO UM LINDO NATAL!!!

    BEIJOS LÍDIA

    ResponderEliminar
  9. AMIGAS DESCULPEM POR NÃO APARECER FOTO DE VEZ EM QUANDO....TENHO DUAS CONTAS E POR VEZES NÃO ENTRO COM A REGISTADA NESTE ESPAÇO!!!

    BEIJINHOS FELIZ NATAL!!!

    ResponderEliminar