quarta-feira, 22 de abril de 2015

PITEIRAS E FIGOS DA ÍNDIA++++++++PELOS CAMINHOS DO RIBATEJO

HOJE MOSTRO AQUI ESTE FRUTO QUE MUITO BOA GENTE JÁ CONHECE, CONTUDO ESTE FOI COLHIDO AGORA A SEMANA PASSADA, NÃO SEI PORQUÊ VEIO MUITO CEDO AO MUNDO POIS AGORA É QUE ESTÃO A DESPONTAR OS FRUTOS DA ÉPOCA DESTE ANO, QUE SÓ ESTÃO MADUROS NO FIM DO VERÃO.



FUI COM OS MEUS NETOS PASSEAR PELA ALDEIA E VI ESTE FIGO MUITO ADIANTADO NA SUA QUASE MATURAÇÃO, CONTEI A MINHA HISTÓRIA SOBRE ESTES FIGOS E PROMETI QUE O LEVARIA NUMA PRÓXIMA VISITA QUANDO ESTIVESSE MADURO PARA ELES VEREM, AJUDAREM A DESCASCAR, E PROVAR O SEU GOSTO. 

AQUI ESTÁ ELE NO DIA EM QUE O DESCOBRIMOS, MAIS PEQUENO E JÁ A FICAR AMARELO, SINAL DE EVOLUÇÃO E MATURAÇÃO.
ALI NA MESMA FOLHA ESTÁ UM OUTRO FIGUITO A COMEÇAR A CRESCER.
DESTAS PITEIRAS QUANDO EU ERA PELA IDADE DOS MEUS NETOS, EU E MINHAS IRMÃS APANHAMOS CESTOS E MAIS CESTOS DESTAS FOLHAS QUE DEPOIS CORTAVA-MOS COM GRANDES FACAS, COLOCAVA-MOS EM CALDEIRÕES GRANDES PARA COZER E SERVIREM DE ALIMENTO PARA A CRIAÇÃO DE PORCOS QUE O MEU PAI TINHA SEMPRE PARA VENDER.

ESTAS FOLHAS ABERTAS EM SENTIDO LONGITUDINAL E A MEIO, PODEM POR-SE A ESCORRER UMA GOMA GELATINOSA QUE TEM DENTRO, PARA UMA TAÇA, DEPOIS COLOCASSE AÇÚCAR E É UM BOM XAROPE PARA CONSTIPAÇÕES, ASSIM NOS TRATAVAM QUANDO ERA-MOS PEQUENA.

FOTOS E TESTO DE LÍDIA FRADE 

6 comentários:

  1. Olá Lídia

    Também tenho uma ou duas piteiras. Já ouvi dizer que os figos são muito bons e fazem muito bem, mas não sei como tirar-lhes os picos.

    Gostei da receitado xarope e vou experimentar, mas se conseguisses ajudar-me com os picos do figo ficava-te muito grata.

    Beijinhos
    Helena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ HELENA
      OBRIGADO PELA VISITA, VOU AJUDAR A COMER OS FIGOS, POIS QUANDO ESTÃO BEM MADUROS, PARA OS APANHAR É MELHOR LUVAS, PARA OS COMER FOI A DEMONSTRAÇÃO QUE FIZ AOS MEUS NETOS, COLOQUEI NUM PRATO, COM UMA FACA PORTEI AO MEIO, NO SENTIDO DO COMPRIMENTO, PODE-SE SEGURAR COM UM GARFO E COMER COM UMA COLHER, QUANDO ABERTO TEM UMAS PEVIDINHAS E UM ASPETO PARECIDO COMO O MARACUJÁ, E TEM UM SABOR MAIS OU MENOS DE UMA PERA COM MARACUJÁ.
      1 BEIJINHO LÍDIA

      Eliminar
  2. Olá minha querida Lídia, sempre com motivos bem interessantes e só que já tenha uma certo conhecimento estas coisas a sabe compreender assim como eu. E como a minha vida no campo foi meu nascimento e berço ainda melhor, vida dura mas saudável e por vezes até alegre, talvez bem mais do que hoje pois a pureza andava bem mais perto das pessoas.
    Vou ficar por aqui pois te desejo um lindo fim de semana, mesmo com chuva ou cinzento será sempre bom ver seus efeito, beijinhos de luz e paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Nina, na verdade quem tem raízes campestres tem mesmo amor á terra e a tudo o que ela dá para além dos conhecimentos.
      Obrigado pela visita, é sempre com muito gosto, o meu fim de semana está a ser como o habitual, a trabalhar até ás 20 horas e assim será amanhã também.
      Vai daqui 1 beijinho com desejos de dias alegres e felizes.

      Lídia

      Eliminar
  3. Querida Lídia, provei esse fruto no Peru e achei delicioso. Não sabia que por cá também se encontrava.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade Nina não tem estado atenta, existem por todo o lado, na beira das estradas antigas em cada valado, perto até das povoações pois creio que, nos séculos passados para além de comida e tratamento de algumas doenças, as pessoas usavam essa espécie de piteiras com picos para proteger até os seus espaços dos animais ou pessoas estranhas.
      Obrigado pela visita
      Deixo 1 beijo

      Lídia

      Eliminar