quinta-feira, 12 de março de 2015

NASCENTE DO RIO ALVIELA PELOS CAMINHOS DO RIBATEJO

 AQUI POR BAIXO DESTES PEDREGULHOS NASCE O RIO ALVIELA QUE DÁ NOME AO AQUEDUTO DO ALVIELA Á SUA CAPTAÇÃO DE ÁGUAS E QUE SE ESTENDE DO INTERIOR DO RIBATEJO ATÉ LÍSBOA


A PARTIR DESTA PASSAGEM E DA CAPTAÇÃO DE ÁGUA APARECE O ALVIELA PARA A SUPERFÍCIE FAZENDO AQUI A NASCENTE DO RIO QUE VAI DESAGUAR POR SUA VEZ NO RIO TEJO SENDO UM DOS SEUS AFLUENTES

DESDE A NASCENTE ACOMPANHANDO UM BONITO PARQUE SE ESTENDE UMA PRAIA FLUVIAL QUE EM TEMPO DE VERÃO TEM MUITA AFLUÊNCIA 


A Companhia das Águas Livres foi criada em 1855 e legalizada por decreto em 2 de Abril de 1868. Segue-se a inspecção das águas da nascente pelo hidrogeólogo francês Mr. Richard, que aprova a qualidade e quantidade. Fizeram-se estudos e traçados, a decisão veio por portaria de 3 de Outubro de 1871, tendo-se adoptado o projecto de aqueduto quase paralelo ao Alviela passando por Pernes, seguindo por Vale de Lobos, Almoster, Vale da Ameixoeira, Ota, Alenquer, Vila Franca de Xira, Alhandra, Póvoa, Sacavém, onde atravessa o Rio pela Ponte em Arco, depois pelos Olivais, Chelas, Xabregas, e chega a Lisboa á antiga cerca do Convento dos Frades Barbadinhos, com cerca de 114 quilómetros de extensão, o maior de Portugal. O começo das obras deu-se em 28-de Dezembro de 1871, sendo a obra dividida em secções, cerca de 25 quilómetros cada. Durante nove anos, alem de centenas de operários, trabalharam os engenheiros Paiva Couceiro, Joaquim Sousa Gomes, João de Carvalho, Frederico Howel, Eugénio da Silva, Torquato de Lemos, António Cluny, Jaime Larcher e Miguel Pais. O Aqueduto tem 94 túneis, 110 pontes em arcádia artística e 51 Casas de Sifão, meia centena de dasaguadouros. Tem forma elíptica com largura de 1.30 m. É de alvenaria calcária com argamassa hidráulica feita em Pozzolana dos Açores (terra vulcânica que misturada com calcário, endurece em contacto com a água). Os sifões são formados por tubos em ferro fundido de 1 m de diâmetro e 22cms de espessura. A inauguração do Aqueduto, com a chegada a Lisboa das águas do Alviela, aconteceu a 3 de Outubro de 1880 com a presença de Rei D. Luis, Ministros, Engenheiros e muitas personalidades.



















FOTOS DE LÍDIA FRADE

PESQUISA JUNTA DE FREGUESIA DE PERNES

10 comentários:

  1. Belissimo post este!
    Na minha terra temos o rio Dao, um pouco ao abandono.
    Quem dera que com beleza semelhante, ficasse atractivo.
    Bem haja por mostrar o Alviela e quase de certeza este ano por ali irei.
    Abraco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Xico

      Na verdade é um belo local, tem um restaurante integrado que não fotografei e ainda um centro de reconhecimento e investigação creio.
      Depois no verão está com muita gente a refrescar-se.
      Agradeço a visita
      1 beijo Lídia

      Eliminar
  2. Olá Lídia minha linda , os nossos blogues estão a ficar em desuso, o pessoal agora vai todo para as redes sociais a maioria das pessoas não gostam de ler os nossos poemas e coisas com interesse.
    Elas e eles querem é fofocas e por isso deixaram de nos comentar a não ser um ou outro amigo mais ligado e que tenha amor pelo conhecimento, pois agora a educação nas escolas também é outra, até o direito há nossa língua de Camões estão acabar com ela, e tudo isto porque o nosso País é pequeno e pouco voto tem para repudiar certas coisas, andamos todos aqui por ver andar os comboios enfim não vale a pena reclamar mais pois todos os ouvido são moucos.
    Amiga gostei muito desta sua narrativa, eu também gosto muito de história mas esta eu não conhecia assim como muitas outras, mas louvo muito a quem tem este lindo interesse pelo seu País e suas raízes, as suas fotos como sempre estão muito lindas e, acima de tudo gostei muito de voltar a revela por aqui.
    Amiga seja sempre este ser maravilhoso com tanta dignidades, tenha uma linda semana com beijinhos de luz e muita paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda querida Nina
      Pois é Nina eu também passo pelas redes sociais, facebook e google o que não invalida o blog, antes pelo contrário, nessas redes eu divulgo o blog, no face tem ainda a mais valia dos contactos familiares e alguns amigos que também entram no blog por essa vi, depois passo tudo nas páginas que tenho em nome do meu salão de cabeleireiro, família, amigos e curiosos vão estando a par do que faço, do que sou por esses meus servindo os meus blogues de suporte para fazer publicidade também ao salão, tenho assim uma rede interna que só tenho de movimentar e alimentar com coisas novas semanalmente, na realidade tendo essas visitas são poucos os comentários pois a maioria que vem ver não tem blog e não pode comentar.

      Deixo aqui um beijinho e grande abraço
      Até sempre

      Lídia

      Eliminar
  3. Oi, Lídia!
    Belíssimas fotos; belíssimo Portugal.
    Esta nascente tão energética, filtrada pelas rochas, deve prover um rica água mineral. Com a proximidade da primavera (para vocês), será um belo local para piquenique!

    Beijão brasileiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, querida Cristina
      Que bom vê-la por aqui, obrigado pela visita, na verdade é um local bem aprazível e no verão muitas pessoas vão até ali refrescar-se, tem café restaurante, tem um bom parque, e um bom olival com muitas sombras para fazer piquenique.
      1 beijão para você também

      Até sempre Lídia

      Eliminar
  4. Gostei das fotos -muito lindas!
    e obrigada pelo carinho da visita .
    É muito boa essa troca de conhecimento dos lugares por onde passamos e moramos.
    deixo meu abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Lis por estes meios vamos trocando e adquirindo sempre mais alguma coisa de novo e, eu sirvo-me deste espaço para mostrar e divulgar o meu Ribatejo e não só.
      Obrigado pela visita comentada, é sempre bom ver e saber de algumas pessoas que me visitam.
      1 beijo Lídia

      Eliminar
  5. Uma excelente reportagem. Divulgar as nossas coisas será uma forma de outros conhecerem este Portugal profundo e rico de tantas maravilhas.
    Visitei esses espaços e ainda os conservo frescos na memória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís pela sua visita comentada, pelo seu elogio ao meu olho fotográfico.
      Na verdade é um local bem aprazível que gosto sempre de visitar, mais quando não anda por ali muita gente, assim fotografo mais a beleza natural.
      1 beijinho até sempre

      Lídia

      Eliminar