sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O QUE SE PODE FAZER COM AS CULTURAS DE UM QUINTAL RIBATEJANO!!

SOU MUITO DE GUARDAR RECORDAÇÕES, UM DIA JÁ ALGUNS ANOS ATRÁS FUI FAZER UMA PESQUISA NUNS VELHOS BARRACÕES, ANEXOS, OU COMO LHE QUEIRAM CHAMAR, QUE ERAM DOS MEUS PAIS, JÁ COM TELHADOS CAÍDOS E DEGRADAÇÕES TOTAIS .
NUM DESSES BARRACÕES, QUE TERIA SIDO UMA ESPÉCIE DE OFICINA DO MEU PAI, ENCONTREI ESTA RODA DENTADA QUE, NÃO FAÇO A MENOR IDEIA DE O QUE TERIA SIDO, OU A QUE MAQUINA PERTENCERIA, SEI QUE GOSTEI DA RODA, LIMPEI E PASSEI UM SPRAI , DE OURO VELHO, PASSANDO ASSIM A FAZER PARTE DA MINHA DECORAÇÃO CASEIRA.
PASSARAM DOZE ANOS, PRECISARIA DE MAIS UM TOQUE DE SPRAI, MAS VEJAM COMO FICOU LINDO COM ESTE ARRANJO DE ROMÃS.
PARECE UMA FRUTEIRA DO IMPÉRIO ROMANO, MAS NÃO.... AGORA É APENAS DECORAÇÃO DE UM ANEXO RIBATEJANO.

E QUE TAL ESTA MINHA ABOBRINHA, CRIADA NO MEU QUINTAL, COM TODO A SUA IMPORTÂNCIA, SOBRE UMA TOALHA DE RENDA TECIDA PELA AVÓ JÚ!!! 

E AQUI QUE BELEZA, O GRANDE CONJUNTO DE ALGUMAS DAS ABOBARAS, QUE FAZEM PARTE DAS MINHAS CRIAÇÕES DE HORTINHA RIBATEJANA!!!
TENHO ANDADO SEM TEMPO E AINDA NÃO FIZ DOCE DE ABÓBORA, NEM AINDA AS COMECEI A GASTAR DE ALGUM JEITO, NO ENTANTO JÁ OFERECI ALGUMAS, QUE POSSIVELMENTE JÁ FIZERAM PARTE DE ALGUMA EMENTA. 

SOU MUITO ORGULHOSA DAS MINHAS ABOBRINHAS, EXPOSTAS SEJA ONDE FOR, FICAM SEMPRE LINDAS!!!

AQUI NUMA FRUTEIRA FAZENDO COMPANHIA A UM MARMELO QUE JÁ SUBIU DE POSTO, PASSOU A MARMELADA, TAMBÉM CRIADO NUM MARMELEIRO VIZINHO DAS ABOBREIRAS!!! 

E NESTE PRATO ESPECIAL, ESTA LINDA ESPÉCIE ESTÁ A EMBELEZAR A MINHA COZINHA!!! 

O OUTONO E INVERNO VÃO ACABANDO COM AS FLORES, MAS ESTAS AINDA SÃO DAS BELAS ROSAS DO MEU JARDIM RIBATEJANO!!!



2 comentários:

  1. Tanto tem o belo Ribatejo..., afinal a montra de Portugal no combinar de tradições, não fora um local de passagem e paragem da campanha que o campo oferecia.
    Fiquei "com axia" das romãs, não pela beleza e sabor, simplesmente por sempre me toar a mim tirar aquela casca. Até hoje não percebo.
    Adorei e grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Xico
      A sua visita é sempre um largo prazer, porque também deixa as sua palavras de apreciação.
      Na verdade o Ribatejo é uma província de transição, e se mistura com as Beiras o Alentejo e se prolonga pela antiga Estremadura a Oeste.
      Muitas gentes de todos os lados por aqui pararam e trabalharam, na procura e oferta de um trabalho sazonal que o Ribatejo sempre foi forte.

      As romãs verdade seja dita que também não será das minhas frutas preferidas, que gosto de as ter de as ver, na época!!!

      Desejos de bom domingo

      1 beijo Lídia

      Eliminar