sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CONVENTO DE S. FRANCISCO SANTARÉM

TERÇA FEIRA, O MEU DIA DE FOLGA!!!
PASSAMOS ALGUMAS HORAS EM SANTARÉM, TRATAR DE BUROCRACIAS NECESSÁRIAS, UM CAFÉ, E O CAMINHAR E FOTOGRAFAR UM POUCO A MINHA CIDADE, QUE TEM COISAS BONITAS, ME DÁ GOSTO FOTOGRAFAR E MOSTRAR AQUI, NOS MEUS CAMINHOS DO RIBATEJO!!!
O Convento de São Francisco, em Santarém, constitui um dos melhores exemplares do gótico mendicante em Portugal. O convento foi fundado em 1242 por D. Sancho II, aquando do estabelecimento dos franciscanos na cidade. A extinção das ordens religiosas masculinas, em 1834, e o incêndio de 1940 acabaram por levar ao estado de degradação em que o conjunto se encontra actualmente, apesar de decorrer desde há alguns anos uma profunda intervenção de restauro. O edifício foi classificado pelo IPPAR como Monumento Nacional em 1917.


HOJE MOSTRO AS FOTOS POSSÍVEIS FEITAS POR MIM.... SÓ NO ESPAÇO CIRCUNDANTE, JÁ QUE O MEU DESEJO DE CONHECER O CONVENTO POR DENTRO, FICA ADIADO..... SEM DIA PARA TAL.... JÁ QUE ESTÁ FECHADO NO MEU DIA DE FOLGA!!!



Convento de S. Francisco
O mais velho da cidade
Santa Clara e a bela Graça
Seguem-te logo na idade

LÍDIA FRADE

 Instalados em Santarém em 1240, num local privilegiado da cidade, os franciscanos deram início à construção do seu convento dois anos depois, durante o reinado de D. Sancho II. Ainda que a data exacta seja desconhecida, a igreja estaria concluída apenas na segunda metade do século, por volta de 1282. Ao longo dos primeiros séculos da sua existência, o convento acolheu numerosos enterramentos, dos quais o mais emblemático foi o do próprio rei D. Fernando, em 1383. Este mesmo monarca patrocinou, na segunda metade do século XIV, diversas obras de ampliação e de reconstrução, nomeadamente a construção do coro-alto, nos três tramos médios da nave central, no qual seria posteriormente sepultado, e o início da construção do claustro. A elevação do convento a panteão régio denotava a recusa evidente do Mosteiro de Alcobaça pelo rei, panteão de D. Pedro I, seu pai. Em 1376, D. Fernando ordena mesmo a transladação das ossadas da sua mãe, D. Constança Manuel, para o coro-alto.
 9 de Junho de 2012. Colocação da rosácea no Convento de São Francisco, em Santarém, de autoria da mestre de cantaria artística, Cristina Maria Ferreira. Moldura constituida por 12 peças e interior por sete, em calcário maciço, vidraço moleano, proveniente do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros
 Já no século XIX, após a extinção do convento, é instalado na igreja e no claustro o Regimento de Cavalaria nº 4, que aqui permanecerá até meados do século XX. O antigo edifício conventual entra então num ciclo de degradação que o levaria até ao seu desolador estado actual. Esta situação, agravada por um incêndio em 1940, determinou a transladação dos túmulos de D. Fernando e de sua mãe, para o Museu Arqueológico do Convento do Carmo, e de D. Duarte de Menezes, para a Igreja de São João de Alporão, este último em 1928.





Após várias décadas fechado ao público, a Câmara Municipal de Santarém (com iniciativa do Presidente Francisco Moita Flores), decide efectuar recuperações no monumento e abri-lo ao público em 24 de Julho de 2009, integrando-o no estatuto dos restantes monumentos da cidade.







UMA GRANDE DIFICULDADE EM CONSEGUIR FOTOGRAFAR ESTA PLACA.... A COR... E O SOL FORTE QUE INCIDIA SOBRE ELA.... FOI FOTOGRAFAR SEM VER O QUÊ NEM COMO!!!
MAS UMA COISA IMPORTANTE FOI FOTOGRAFADA COM A DITA PLACA DE HORÁRIOS.... AS MINHAS IMPRESSÕES DIGITAIS.... COLOCADAS EM SOMBRA PELO SOL!!!

4 comentários:

  1. Boa tarde Lídia, Santarém a capital do meu distrito e que conheço tão mal! Faz muito tempo que não visito esta cidade linda e tão rica em história, debruçada sobre o rio Tejo. Já anotei para um dia destes (?) ir visitá-la. Bjs e obrigada por divulgar o nosso Ribatejo. Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AILIME

      OBRIGADO PELA VISITA!!!
      É SEMPRE COM MUITO GOSTO QUE A VEJO POR AQUI, EU VOU PASSANDO DENTRO DO POSSÍVEL ALGO INTERESSANTE SOBRE O NOSSO RIBATEJO!!!

      FOI PARA ISSO QUE CRIEI ESTE ESPAÇO!!!

      DENTRO DE DIAS CONTINUAREI A COLOCAR MAIS ALGUMAS FOTOS INTERESSANTES!!!

      1 BEIJINHO!!!

      LÍDIA

      Eliminar
  2. Bela reportagem de valioso Património....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FERNANDO

      BELA REPORTAGEM NEM TANTO... VALIOSO PATRIMÓNIO CONCORDO!!!

      MAS COM MUITA PENA MINHA...É A REPORTAGEM INCOMPLETA... POIS SÓ TENHO AS 3ª FEIRAS LIVRES, E GOSTAVA TANTO DE FOTOGRAFAR LÁ DENTRO POIS DESCONHEÇO POR COMPLETO!!!

      BOAS FESTAS!!!

      LÍDIA

      Eliminar