segunda-feira, 16 de abril de 2012

MINHA NOITE, MEU DIA RIBATEJO



AS FLORES DAS FAVAS DO MEU QUINTAL

ALGUNS DOS MEUS LEGUMES DO MEU QUINTAL


MINHA NOITE, MEU DIA
RIBATEJO

 Rolando na estrada atenta
Desfaço a distância que resta
Da minha casinha modesta
Na aldeia, que espera e acalenta
Meus sonhos de um dia voltar
Que hoje eu procuro acertar
Num dia de folga, apenas
Faço acrescentar o meu tempo
Na noite que oferece mecenas
Ao meu descansado alento,
Já noite, a reconfortante calma
Do pequeno quarto, onde me deito.

E quando desperto renovada, como a aurora,
Onde escuto os cães vadios,
Guardiões do nada em alerta,
Refletem os movimentos,
Anunciam, a manhã que desperta,
Com um incessante pilpirrear, em crescente
Dos passaritos, que saúdam quem lá mora
Ali por perto, as rolas nas oliveiras,
Me encantam com seu arrulhar  
E na saudade, deste meu estar ausente
Eu vou pensando, saboreando,
Cada momento do presente,
Eu vou apreciando a minha vida,
E tudo o que nela conto, nesta hora.

Um pouco mais, e já o sol está a raiar
Um pouco mais, já eu me vou levantar
Abrindo as minhas portas, par a par
Eu olho o céu, saúdo a minha manhã
As minhas plantas do quintal, eu vou espreitar
Nas orvalhadas, refresco-me em vida sã
Com as minhas mãos na terra,
Arranco ortigas, e muitas ervas daninhas,
Que crescem assim sem parar.
AS MINHAS CAMÉLIAS FLORIDAS


Meus lírios brancos floriram,
Mostrando o chegar, de radiosa primavera,
E as minhas camélias brilhando,
Entre gotas e perolas de orvalho,
Na linda cor, de rubra e madura romã,
Voam as flores dos pessegueiros,
Voando… como se fossem leve quimera,
Giestas, alecrins e rosmaninhos,
Entregam-se, ás abelhas em seu afã
Os legumes, em canteiros alinhados,
Crescem, em cada semana a passar,
Amadurecem, pelos meus carinhos afagados.

E mal começou, ou bem começou meu dia,
Em pequeno-almoço de doces aromas
Nos pequenos mimos, de um dia especial
Na saudação a quem está próximo, em alegria
Ou alguém anónimo, encontrado ao caminhar,
Nas fotos que se fazem, para um dia recordar.
Já a fogueira que se ateia, para o churrasco fazer,
Com a mesa no alpendre, para ali mesmo comer
Os tomates e alfaces, ainda na terra a crescer
No meu quintal de regalos, que eu olho com prazer.
UM ALMOÇO DE ESPETADAS DE LULAS FEITO PELO MARIDO, UM BOM MAGUSTO E SALADA PARA ACOMPANHAR


O repasto de um almoço, bem diferente e prazeroso,
Onde se integra a diferença, de mais sabor e odor
Onde o descanso da sésta, e num relaxe amoroso
Vai chegando a tarde calma, em passeio de namoro
Vai assim fugindo a folga, no seu sentido valor
Chega a hora de pensar, no regresso á cidade
Já são horas do jantar, pois já está a anoitecer
Hora ainda para pensar, sentindo alguma vaidade.
E nesta avaliação total, pode até haver cansaço!...
A fasquia ficou alta, de tudo o que quero fazer
São dias num caminhar, atrás de um, outro passo
Atrás da noite, outro dia, vivido com muito prazer.

Lídia Frade

9 comentários:

  1. Lidia, boa noite!
    Já cá tinha vindo há algum tempo, perdi-me no entanto e nem sei bem porquê, penitencio-me por isso, porque como Ribatejana, acho imperdoável perder o blog de uma conterrânea.

    Li os poemas, que fazem jus à beleza e calma do lugar onde vive.

    Gostei muito!

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ ANA UM BOM DIA AGORA PARA SI!!!!

      OBRIGADO PELA SUA PASSAGEM NO MEU ESPAÇO, FAÇO SEMPRE POR COLOCAR E ATIVAR O MEU LADO RIBATEJANO, COM COISAS NOVAS OU MAIS ANTIGAS, PARA PODER IGUALMENTE DESPERTAR A CURIOSIDADE DAS PESSOAS QUE CHEGUEM ATÉ CÁ.
      OBRIGADO PELA LEITURA ATENTA, E PELA MENSAGEM COLOCADA!!!
      VOLTE SEMPRE!!!
      1 BEIJO LÍDIA

      Eliminar
  2. Olá minha flor, é verdade vivemos com pouco tempo, muita correria, mais obrigada pela visita expressa, bju tere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BOA TARDE TERÊ!!!
      OBRIGADO PELA SUA VISITA TAMBÉM!!!
      É SEMPRE BOM VER O QUE OS AMIGOS FAZEM!!! E COMUNICAR É PRECISO!!!

      1 BEIJO LÍDIA

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Acordar cedo parece que é um hábito e um dever para dar a vota a tantos afazeres e ainda para colher os primeiros raios de sol que nos fazem rejuvenescer.
    Depois uma mesa farta que até me deu a fome. Coisas boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ LUIS!!!
      OBRIGADO PELA SUAS PALAVRAS E APRECIAÇÃO!!!
      DE FACTO QUANDO VAMOS AVANÇANDO NA VIDA...O TEMPO NOS FOGE!!!
      OU TALVEZ SEJA EU...QUERIA ANTES SER A DEVORADORA DO TEMPO... SE QUE O TEMPO ME DEVORASSE A MIM!!!

      1 BEIJO LUÍS!!!

      LÍDIA

      Eliminar
  5. Minha querida

    Deve ser uma maravilha acordar no meio dessa natureza, embora com muito trabalho é bom estar no meio dessa beleza.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MINHA QUERIDA SONHADORA!!!

      ESTE VAI SENDO AGORA O MEU SONHO, QUE ESTOU A FAZER TUDO PARA IR SEMPRE MAIS UMA PEDRINHA, ATÉ Á CONCLUSÃO, OU MUITO PROXIMO DISSO, JÁ QUE O SONHO E DESEJO NÃO ACABA, SEMPRE IRÁ SEGUIR COMIGO, EM TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA!!!

      1 BEIJINHO LÍDIA

      Eliminar