O Castelo de Vila Viçosa, no Alentejo, localiza-se na freguesia da Conceição, na povoação e concelho de Vila Viçosa, Concelho de Vila Viçosa, Distrito de Évora, em Portugal.
Em posição dominante sobre a vila, nas proximidades da vertente nordeste da serra de Ossa, ergue-se sobre uma colina defendida naturalmente pela ribeira de Ficalho e pela ribeira do Carrascal, afluentes menores do rio Guadiana.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo de Vila Viçosa | ||
---|---|---|
Construção | D. Dinis(Século XIV) | |
Estilo | Góticomanuelino | |
Conservação | Bom | |
Homologação (IGESPAR) | MN | |
Aberto ao público | Sim |
Antecedentes[editar | editar código-fonte]
Embora não haja informações seguras, a julgar pelo testemunho de lápides encontradas na região, acredita-se que a primitiva ocupação humana deste local remonte à Invasão romana da Península Ibérica. Por ser vizinha àestrada romana que comunicava Évora a Mérida, alguns autores acreditam que essa ocupação de sua elevação tenha sido efectuada por alguma pequena fortificação.
O castelo medieval[editar | editar código-fonte]
À época da Reconquista cristã da península, quando da afirmação da nacionalidade portuguesa, a região foi dominada a partir da conquista de Alcácer do Sal (1217).
Embora não se possa afirmar se uma primitiva povoação foi abandonada e reocupada, ou se o seu povoamento cristão foi tardio, é certo que Vila Viçosa recebeu de D. Afonso III (1248-1279) a sua Carta de Foral, passada em 5 de Junho de 1270. Datará, dessa época, o início da construção de seu castelo, a que seu filho e sucessor, D. Dinis(1279-1325), dará um efetivo impulso, terminando a sua edificação e fazendo erguer a cerca da vila.
No reinado de D.Fernando I (1367-1383), a exemplo do que se fez em diversos castelos do reino, foram feitos importantes melhoramentos na fortificação de Vila Viçosa.
Ao se encerrar a crise de 1383-1385, os domínios de Vila Viçosa integraram a vasta doação feita por D. João I(1385-1433) ao Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira, em recompensa pelos serviços prestados.
A vila, por sua vez, passou para o seu neto, D.Fernando, Conde de Arraiolos, por doação em 4 de Abril de 1422. Vindo este a se tornar o 2º Duque de Bragança e estando habituado às planíces alentejanas, não quis instalar-se no Paço de Guimarães. Assim, fez construir no Castelo de Vila Viçosa um paço, elevando esta localidade à categoria de sede do Ducado de Bragança.
O seu filho, D.Fernando, 3ºDuque de Bragança, veio porém a ser acusado pelo rei D.João II de traição, pelo que foi degolado em Évora. Em decorrência, a família seguiu para o exílo em Castela, abandonando o castelo de Vila Viçosa, onde residiam.
Uma vez regressados, o duque D. Jaime de Bragança não quis morar no paço ligado à trágica memória do pai e, estando tratado o seu casamento com a fidalga espanhola D. Leonor, filha do Duque de Medina Sidónia, fez construir, em 1501, o actual Paço Ducal, onde passou a residir desde o seu matrimónio, no ano seguinte. Ainda por sua determinação, fizeram-se várias obras no castelo, entre as quais os baluartes/torreões em estilo manuelino e ofosso defensivo.
Da Guerra da Restauração aos nossos dias[editar | editar código-fonte]
No contexto da Guerra da Restauração, o castelo recebeu o reforço de uma nova cintura de muralhas, erguida entre 1663 e 1664, com planta no formato de um polígono estrelado, adaptada à então moderna artilharia. Assim defendida, a vila resistiu vitoriosa ao assalto das tropas espanholas sob o comando do marquês de Caracena, batidas em seguida, em local próximo, pelas tropas portuguesas sob o comando do marquês de Marialva, nabatalha de Montes Claros (1665).
Encontra-se classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910.
O castelo, propriedade da Fundação da Casa de Bragança, sofreu intervenções de consolidação e restauro em diversos momentos ao longo do século XX, tendo servido durante alguns anos de pousada. Atualmente encontram-se nele instalados o Museu da Caça, onde se encontra a colecção privada de Manuel Lopo Caroça de Carvalho, e o Museu de Arqueologia da Fundação.
Características[editar | editar código-fonte]
O castelo medieval apresenta planta quadrada, com muralhas de cerca de sessenta metros de lado, reforçadas, nos ângulos Oeste e Leste, por grandes torreõesde planta circular. A sua face Noroeste e parte da Nordeste eram comuns à cerca da vila. Em seu interior ergueu-se a igreja matriz, sede da primeira paróquia da vila, e que hoje é o importante Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, proclamada padroeira de Portugal em 1646.
A Torre de Menagem só foi erguida sob o reinado de D. Fernando, afastada do castelo, em face de uma porta rasgada a meio do troço Sudoeste da cerca da vila, à qual se ligava por um passadiço.
E PAULO OLIVEIRA
Lindas fotos e passeio respirando História! Valeu! beijos, tudo de bom,chica
ResponderEliminarObrigado querida Chica!!!
EliminarÉ na verdade os meus hobis preferidos caminhar através da nossa história Portuguesa!!!
1 beijinho Lídia
Fotos estonteantes e belíssimas, Lídia. E mais
ResponderEliminaressa aula de História do nosso querido Portugal.
Obrigada por tua visita ao matagal, querida amiga!Bjsss
VANUZA MINHA AMIGA
ResponderEliminarÉ SEMPRE COM MUITO GOSTO QUE MOSTRO UM POUCO DO QUE O MEU LINDO PORTUGAL TEM DE LINDO!!!
LÁ PASSAREI NO MATAGAL!!!
1 BEIJINHO LÍDIA
Lídia,
ResponderEliminarEu amo aprender sobre Portugal. Acompanho vários blogs dessa terra tão linda, e aprendo muito com eles.
Amei a sua visita e comentário. Muito obrigada!
Lindas imagens que vocês captaram, e o texto de muito ensinamento.
Uma linda e abençoada semana! Beijos
QUERIDA LUCINHA
EliminarDEIXEI RECADO NO SEU JARDIM, E AQUI DEIXO UM GRANDE AGRADECIMENTO PELAS SUAS PALAVRAS, E I BEIJO ATÉ SEMPRE
LÍDIA
Lídia, vim avisar que acabaram de entrar céus teus por lá! Obrigadão! bjs, tudo de bom,chica
ResponderEliminarPodes ver:
http://ceuepalavras.blogspot.com.br/2015/02/ceus-da-lidia.html
Chica obrigado
EliminarÉ com muito gosto que posso fazer parte desses céus em destaque!!!
1 beijinho Lídia
Olá, querida Lídia
ResponderEliminarSuas fotos estão simplesmente belas... um encanto aos meus olhos passear pelo cenário que vc nos mostra...
Uma santa e abençoada Quaresma!!!
Bjm fraternal
Rosélia obrigado pelas palavras amigas!!!
EliminarNa verdade é um grande prazer meu quando consigo descansar uns dias ir fotografar locais lindos em que portugal é pródigo!!!
Bom fim de semana
1 beijinho Lídia