PARA SE IR DE FÉRIAS SERVE QUALQUER TEMPO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE ESTÁ DOIS ANOS SEM PODER PREPARAR E GOZAR MESMO QUE POUCOS DIAS, ASSIM COMEÇOU O MEU PRIMEIRO DIA DE FÉRIAS NO DIA 22 DE SETEMBRO, DIAS DE CHUVAS INTENSAS E CHEIAS POR TODO O LADO, INCLUINDO LISBOA.
SAÍMOS DE LISBOA ÁS NOVE DA MANHÃ, COMEÇOU A CHOVER TORRENCIALMENTE QUANDO PASSAMOS O CARREGADO NO SENTIDO NORTE, QUASE FAZENDO PARAR O TRANSITO PELA ÁGUA IMENSA!!!
FIZEMOS UMA PARAGEM NA MINHA ALDEIA, PORQUE ESTAVA PENSADO, E ESPERANDO QUE A CHUVA PARASSE UM POUCO, 11 HORAS PARTIDA JÁ A PENSAR NUM ALMOÇO A MAIS DE 80 KM
SAÍDA AINDA COM CHUVA
CHEGADOS Á PRIMEIRA PARAGEM IGUALMENTE COM CHUVA, ALMOÇAMOS POR AQUI, NADA DE ESPECIAL!!!
ASSINALEI A PASSAGEM E SEGUIMOS!!!
ERA ESTE O OBGETIVO, FOTOGRAFAR OU ATÉ SE POSSÍVEL PASSEAR DE BARCO, FOTOGRAFANDO!
Portas de Ródão são uma formação geológica situada perto de Vila Velha de Ródão, resultante da intersecção do duro relevo quartzítico da Serra das Talhadas com o curso do rio Tejo. Neste local há um estreitamento do vale, que aqui corre entre duas paredes escarpadas, que atingem cerca de 170 m de altura, fazendo lembrar duas "portas", uma a norte no distrito de Castelo Branco, Beira Baixa, e outra a sul no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, Alto Alentejo.
ALGUNS ANOS ATRÁS JÁ TINHA PASSADO POR AQUI INÚMERAS VEZES, CONTUDO SÓ A PASSAGEM, AGORA QUE ESTOU NA IDADE DE DAR MAIS IMPORTÂNCIA, AOS CAMINHOS POR ONDE ANDO, TINHA DE VOLTAR, FOTOGRAFAR, E MOSTRAR.
A BELEZA DE UM QUADRO BUCÓLICO, PELA ARMONIA, PELA POUCO LUZ, MAS COM A SATISFAÇÃO E O PODER VER E FAZER!!!
A MINHA REPORTAGEM ENRIQUECENDO OS MEUS CAMINHOS DO RIBATEJO!!!
O encaixe do Tejo começou por erosão remontante, há cerca de 2,6 milhões de anos, aproveitando acidentes tectónicos associados à falha do Pônsul, e decorreu em várias etapas, reflectidas em terraços fluviais e plataformas embutidas por erosão, mais visíveis na margem direita a montante das Portas.
O grande lago e as grandes profundidades imediatamente a jusante das Portas testemunham a imponência daqueda de água que aqui terá existido antes de se atingir a actual fase de equilíbrio.
No topo da "porta" norte, que é facilmente acessível por estrada, situa-se o pequeno castelo do Rei Wamba. Deste local vislumbra-se um vasto panorama sobre o vale do Tejo a jusante das Portas, com o Conhal do Arneiro, na margem esquerda, e o povoado paleolítico de Vila Ruivas, na margem direita.
As Portas de Ródão são igualmente um local privilegiado de observação da avifauna, servindo de habitat à maior colónia de grifos de Portugal, assim como àcegonha-preta ou ao milhafre-real.
É um dos geossítios do Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional.
ESTA CASA SERVIU-ME VÁRIOS PLANOS,FAZ PARTE DO RIO!!!
AS PORTAS DE RÓDÃO, NA SUA BELEZA, COM A LINHA DO COMBOIO ACOMPANHANDO ALI AO LADO!!!
ESTAS AGORA....... SÃO AS MINHAS CASINHAS DO RIO!!!!!
PARA PODERMOS VER MELHOR TODA A BELEZA, DO LOCAL SUBIMOS AO CASTELO!!!
ANTES AINDA ENCONTRAMOS A CAPELA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO!!!
LOGO A SEGUIR ESTA CASINHA QUE PODERIA MUITO BEM SERVIR PARA PASSAR-MOS UMAS FÉRIAS!!!
LOGO A SEGUIR O CASTELO DO REI WAMBA DA ÉPOCA DO ULTIMO REI VISIGODO NA PENÍNSULA IBÉRICA VISTA!!!
UMAS FOTOS PARA SERVIR O OBGETIVO!!!
O concelho de Vila Velha de Ródão fazia parte da Herdade da Açafa, doada aos templários pelo Rei Sancho I em 1189, e o seu povoamento é anterior à formação da nacionalidade. Não se lhe conhece foral.
A sua área constituía um ponto estratégico na delimitação das fronteiras cristãs, face aos muçulmanos, e na garantia da liberdade de navegação do Tejo, daí advindo a necessidade de edificação do castelo das Portas de Ródão.
A existência do pelourinho manuelino confirma a autonomia municipal posterior ao sec. XIII.
A importância de Ródão advém do Porto do Tejo que dava passagem a uma estrada comercial e pastoril, fundamental para o desenvolvimento das regiões da Beira Baixa e Alentejo. O tráfego fluvial foi muito activo até à construção do caminho-de-ferro, em 1885-93, que o substituiu.
Do ponto de vista estratégico-militar, nos séculos XVIII e XIX, .
ocorreram em Vila Velha de Ródão um conjunto de acções militares - no contexo da Guerra dos Sete Anos e das Invasões Francesas - que colocam esta vila nos anais da História de Portugal e cujas obras de defesa são ainda hoje visíveis.
DE VOLTA AO CARRO, Á ENTRADA PARA O CASTELO E MIRADOURO, MAIS ESTA FOTO DA ERMIDA EMOLDURADA PELO ARVOREDO QUE ACHO BELA!!!
AS IMAGENS POSSÍVEIS DO ALTO DO CASTELO!!!
MAIS UMA VEZ A MINHA CASA PREFERIDA QUE NA VOLTA VOLTEI A FOTOGRAFAR REFLETIDA NAS ÁGUAS DO TEJO!!!
5. Concelho > Tejo e Afluentes
O rio Tejo nasce em Espanha, na Serra de Albarracin, e termina o seu percurso, de 1100 Km, em Lisboa. Na sua passagem por Vila Velha de Ródão, veneram a sua magnitude as Portas de Ródão, imponente for ...
http://www.cm-vvrodao.pt/principal.php?lg=&cont=4&sub=5
O CAIS ONDE SE PODE EMBARCAR E FAZER UM PASSEIO LINDÍSSIMO E FAZER FOTOS ESPECTACULARES COM TODA A CERTEZA!!!
O TAL PASSEIO QUE ME FICA ATRAVESSADO, E QUE TALVEZ UM DIA AINDA CONSIGA FAZER!!!
ERA SEGUNDA FEIRA, ÉPOCA BAIXA, E NEM MESMO COM UMA CHAMADA E QUATRO PESSOAS INTERESSADAS EM O FAZER CONSEGUIMOS.
ERA O DIA DE DESCANSO!!! DOS BARCOS E DO MESTRE!!!
Um local sem sombra de dúvidas a visitar já que não conheço e é lindo.
ResponderEliminarBelissimas fotografias.
Beijinhos
Maria
OBRIGADO MARIA
EliminarNA VERDADE NAS NOSSAS VIDAS TEM UM TEMPO PARA TUDO, E PARA MIM JÁ TEM ALGUM TEMPO QUE TENHO LUGARES ESPECIAIS QUE QUERO VER E GUARDAR AS RECORDAÇÕES DE HOJE BEM VIVAS!!!
É UM LINDO LOCAL A VISITAR NA VERDADE!!!
1 BEIJINHO LÍDIA
Boa noite Lidia
ResponderEliminarObrigado por voltar ao lidacoelho. Fico mas feliz por ver cá em casa os meus amigos de longa data.
Gostei das fotos e embora conheça essa região fiquei com mais vontade de voltar e reviver tudo outra vez.